segunda-feira, 29 de março de 2010

Maratona do Centro e o treino de sábado.

Este ano a minha participação na Maratona do Centro foi um autêntico fiasco.
A partida foi muito boa, conseguindo ultrapassar inúmeros participantes no asfalto. Mas, decorridos apenas 7 kms consegui a proeza de cravar um pedaço arborescente no meu desviador traseiro partindo-o de imediato assim como a corrente que através dele serpenteava.
Quaisquer que fossem as minhas aspirações para esta prova desvaneceram-se de imediato. Resta-me congratular os restantes altetas do Clube BTT Juncal que se portaram lindamente e não tiveram qualquer contratempo a registar.
No sábado passado combinei ir fazer um treininho com o Bruno Faustino e ainda nem tinhamos saido da Castanheira já havia outro colega disposto a acompanhar-nos. Enquanto esperávamos que o Nuno Barreiro se equipasse fomos trocando uns dedos de conversa.

Atendendo ao dia altamente solarengo que esteve foi díficil resistir à tentação de ir inalar a maresia.
A Nazaré foi o destino escolhido sendo que em seguida pedalamos até Alcobaça e seguidamente Aljubarrota e de volta à Castanheira.
Para ser bem mais especifico passo a colocar as terras por onde passámos por ordem: Castanheira -> Póvoa -> Casal da Areia -> Valado -> Nazaré -> Valado -> Fervença -> Alcobaça -> Lameira -> Aljubarrota -> Cumeira -> Chãos e finalmente Castanheira novamente.

Sei dizer que a distância total foi de 50 kms mas não tomei nota do tempo nem da média.
Foi uma volta muito boa na companhia de dois óptimos camaradas do pedal.
Na falta da minha habitual montada por esta se encontrar no "estaleiro" levei a Berg da minha namorada. Foi estranho voltar a pedalar numa roda 26 parece que se abatia sobre mim uma certa sensação de insegurança e instabilidade.
A roda 29 nesse aspecto consegue transmitir uma confiança inigualável.

Abraços e boas pedaladas.
Marco Belo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Aqui estou eu novamente a digitar alguns caracteres após a conclusão de mais um óptimo treino. Treino este que teve uma intensidade aprazivelmente forte.

Contabilizei um total de 41 kms em apenas 1h44m recorrendo apenas a uma paragem para libertar líquidos excedentes. =)
A Maratona do Centro está aí e sinto-me francamente bem, o objectivo é o de suplantar os meus resultados anteriores nesta mesma prova.
Deixo-vos com o link do rescaldo da edição transacta: aqui.
Abraços!
MB.

domingo, 14 de março de 2010

Treino domingueiro matinal...

A minha 29er levou-me ontem a ver o mar.

O objectivo principal era fazer, pelo menos, mais do que 60 kms como treino para a Maratona do Centro. Acabei por ir até São Pedro de Moel, acabando por fazer 75 kms em 3h:10m.

Perto do corte para a Praia das Paredes ouvi uma sucessão de buzinadelas oriundas de uma viatura que vinha no mesmo sentido que eu mas ligeiramente atrás.
Ora, indo eu na ciclovia não faria muito sentido ser um sinal de advertência ou qualquer coisa do género pelo que foi fácil concluir que se tratava de alguém conhecido.
Camarada João, um abraço e votos de boas pedaladas! ;)


Desde que entrei na ciclovia nas Paredes até chegar a S. Pedro tive o vento sempre a soprar incessantemente na minha direcção, provocando-me um desgaste e um cansaço muito superior ao expectável.
O regresso a casa foi feito com algum sofrimento, confesso... uma vez que muita da energia dispendida a "rumar contra a maré" levou-me a um ponto de fadiga para além da recuperação normal.
Surpreendentemente hoje já fiz um treino na bicicleta de indoor e não me ressenti. Após alguma ponderação sobre este incompreensível e súbito desgaste físico concluí que o pequeno almoço terá sido, de facto, demasiado "pequeno" para a intensidade do treino e que apesar de ter comido duas barras estas apenas caíram em "saco roto".
Abraços e boas pedaladas!
Marco Belo.

segunda-feira, 8 de março de 2010


"A nova badana Spiuk Long Distance é o resultado de intensos estudos e numerosas horas de teste em bicicleta. Todos os seus componentes são bielásticos para assegurar que a badana se ajusta perfeitamente ao corpo do ciclista.

Os diferentes níveis de densidade (cosidos e não termo colados para evitar rugas e consequentemente a fricção), estão concebidos para a anatomia do homem de forma a garantir o conforto durante várias horas a pedalar sobre o selim.

O tratamento hidrófilo expande e afasta da pele a humidade da transpiração e areja a pele evitando, assim, condições de calor e humidade propícias à expansão de micro fungos e micro bactérias causadores de irritações (assaduras).

A nova badana H. Long Ride proporciona, deste modo, um máximo de conforto durante o uso."