Um grande abraço para todos vós impregnado de saúde, força, garra e determinação.
MB.
Um grande abraço para todos vós impregnado de saúde, força, garra e determinação.
MB.
Como já não treinava sozinho há algum tempo e, por sua vez, com uma cadência e ritmo próprios de treino, senti-me um pouco em baixo de forma face à condição física que evidenciava no final da época de 2009.
Obviamente que na pré-época a condição física evidencia habitualmente níveis bastante baixos, há que voltar lenta e pacientemente a recuperar de forma progressiva e paciente os índices desejáveis de forma.
A volta, propriamente dita, foi feita exclusivamente em estrada e perfez um modesto total de 20 kms em 55 minutos.
"- A bicicleta de montanha da Mercedes-Benz é uma edição limitada a 100 exemplares a nível mundial. Esta bicicleta encontra-se disponível no exclusivo design Mercedes-Benz, dispõe de um curso de suspensão de 125 mm atrás e de 120 mm à frente com função de bloqueio." "- Vem equipada com SRAM X.9/X.0, pedaleiro em fibra de carbono Truvativ Noir, travões de disco Avid Elixier CR e um conjunto de rodas DT Swiss X 1800. Esta bicicleta tem à escolha três tamanhos de quadro em preto mate/branco mate, estando disponível por 5.900 euros."
Meia hora depois já tínhamos mais 5 kilos de tecido em cima e lá seguimos nós em direcção à Linha Verde.
O percurso foi feito com destino aos campos de cultivo do Valado em direcção às Termas da Piedade. Rumando posteriormente em direcção à Quinta do Pinheiro.
A volta em si perfez um total de 30 kms a um ritmo médio/alto. A pedalada mais forte impunha-se para produzir algum calor corporal no intuito de combater as temperaturas baixas.
Por estas longas e verdejantes estradas é muito comum encontrarmos todo o tipo de ciclistas.
Efectivamente estava de tal forma um frio de rachar que me facultou a possibilidade de fazer a prova de fogo às luvas novas. As SealSkinZ adquiridas na Lenamotos em promoção com 30% de desconto portaram-se lindamente. Confeccionadas com o sistema windproof, impede o vento de penetrar mantendo assim a temperatura das mãos muito acima do normal. Fiquei satisfeito! :) Votos de boas pedaladas, um abraço.Ora cá está a prova de que voltei aos treinos (aquela ali em baixo de óculos escuros e casaco vermelho sou eu :)) ).. Já com alguns quilómetros feitos a pedalar a verdade é que não tinha até então nenhuma foto que o comprovasse. Nem aliás uma testemunha tão credível e comprometedora…
Treinos ou simplesmente passeios em bicicleta..desporto, lazer ou turismo..
Não deixo de fazer aqui uma breve reflexão entre o lazer desportivo e o lazer turístico. De facto não é de hoje que o turismo e a bicicleta pedalam lada-a-lado, tendo surgido o termo “cicloturismo”. Não é mais do que aproveitar este saudável e sustentável meio de transporte para conhecer paisagens, destinos e sobretudo lugares que os ansiosos automobilistas (e aqui incluo os milhares de turistas que viajam de carro) jamais irão conhecer. São lugares pouco acessíveis ao automóvel e atractivos para quem gosta da natureza.
Não será de desprezar o facto de cada vez mais em Portugal, no seguimento do “trilho já percorrido” em França e Espanha que possuem uma alargada rede de percursos, as denominadas vias verdes, ciclovias ou ecovias (muitas destas resultantes da recuperação de linhas de caminho-de-ferro desactivadas) multiplicarem-se as “vias para as bicicletas”, como aquela que encontramos ao longo da Estrada Atlântica que liga São Pedro de Moel à Nazaré, ou a que se encontra em fase de execução na faixa litoral do Algarve ou mesmo a pioneira pista para bicicletas na cidade de Aveiro.
Bom, mas mais interessante que os circuitos ladeados por automóveis são os que se fazem nos campos e nas serras. Proponho a visita aos seguintes sites:
http://www.viasverdes.com/
http://www.ecoviasalgarve.org/
http://www.oevv-egwo.org/templates/home.php
Bom e podia dissertar aqui longas páginas sobre a importância do BTT ou do cicloturismo, desde as da saúde individual de cada um, ao bem-estar colectivo dos grupos de “Bttistas” e cicloturistas que o fazem em grupo por lazer e companheirismo, à promoção do desporto em Portugal, ao turismo, ao desenvolvimento dos lugares, à protecção ambiental e vigilância que estas pessoas inconscientemente fazem quando percorrem os trilhos dos campos, serras e florestas por este país fora..
O mais engraçado é que juntou-se aqui um adepto do BTT e uma adepta do turismo. Ora isto complementa-se bem!

Uma fugaz passagem pela Linha Verde.
No regresso a casa pelos afamados campos de cultivo do Valado consegui capturar a passagem do comboio das 17h00. =)MB.