terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Rescaldo] Maratona Festival Bike 2009 - Santarém

E pronto, eis que já lá vai mais uma edição da Maratona nacional mais contextualizada no mundo das bicicletas.

Este ano o inicio da Maratona pautava-se por ter uma novidade que se veio a revelar especialmente importante no bom arranque que consegui protagonizar. Existia uma separação entre os atletas federados e os não federados.

Os federados passavam ao lado da zona de partida mais ampla e ficavam numa pequena "bolsa" mesmo antes da meta e à frente dos não federados. Escusado será dizer que esta forma de arranque totalmente nova nesta maratona foi alvo de duras criticas por parte dos não federados.

Na minha opinião até acho que faz algum sentido, não digo isto apenas por ter ficado incluído no lote dianteiro, mas também por achar que desta forma se consegue solucionar uma questão recorrente nas partidas das maratonas que se prende com o facto dos atletas que vão à maratona a título de passeio atrapalharem a desenvoltura física dos que vão competir.

Esta separação supracitada é uma forma eficaz de resolver essa problemática.

Falando da minha prestação na maratona, sinto que fiz uma boa prova. Concluí os 47 kms da meia-maratona em 2h08, ficando posicionado no lugar 74 da classificação geral por entre cerca de 1300 atletas.

Correu tudo bem, excepção feita a um furo na roda traseira a escassos kms da meta que me fizerem perder alguns minutos.

Numa chegada em que no espaço temporal de 2 ou 3 minutos chegam 20 ou 30 atletas fica um gosto amargo na boca face aos minutos que perdi com o furo.

Abraços e boas pedaladas,

MB.

domingo, 11 de outubro de 2009

5ª Maratona Festival bike Orbita

Pois é, a 5ª Maratona Festival bike Orbita está prestes a decorrer.

É já no próximo dia 24 de Outubro e irá contar com a participação de sensivelmente 2000 atletas.
O Clube BTT Juncal irá estar representado neste grandioso evento por 15 atletas.



No ano passado fiz a meia-maratona com o intuito de ter mais tempo para ver a feira com tranquilidade e experimentar as ultimas novidades no que toca a bicicletas.

Este ano não será excepção, até porque 13 dos 15 atletas também irão fazer os 40 kms.
Em 2008 terminei no lugar 106 de 919 atletas que terminaram os 40 kms. Este ano espero conseguir superar este resultado, uma vez que me sinto bem melhor que em igual período no ano transacto.
No entanto, no BTT a forma física pode ser muito relativa pois um furo ou uma queda pode deitar por terra quaisquer aspirações que tenhamos. Enfim, veremos como corre. =)
Abraços e boas pedaladas!
MB.