quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nutrição desportiva - Ciclismo/BTT

Suplementação adequada a praticantes de ciclismo (BTT)

"Os ciclistas necessitam de energia para o treino e competição e de aminoácidos na recuperação para reparar os danos celulares que ocorrem durante o treino e/ou provas. Sabe-se que, em média, a proteína contribui com menos de 15% da energia durante o exercício, mas colabora para o ganho de massa muscular e promove a recuperação, após o exercício físico e intenso.

A combinação de hidratos de carbono e proteínas oferece uma melhor resposta de abastecimento e desenvolvimento muscular, reduzindo o cortisol, uma hormona que destrói o músculo, apoia Nancy Clark, membro do American College of Sports Medicine.
Os hidratos de carbono não reparam nem constroem músculo. As proteínas sim.

O que diz a ciência: Cientistas da James Madison University, na Virgínia, Estados Unidos da América, descobriram que os ciclistas que consumiram um gel de hidratos de carbono e proteína melhoraram a capacidade de endurance e apresentaram menos dores musculares do que aqueles que consumiram apenas gel com hidratos de carbono.

Os autores do estudo publicado no Journal Strenght Conditioning Research confirmam investigações anteriores e recomendam aos praticantes de ciclismo que consumam um gel ou uma bebida isotónica com hidratos e proteína durante o exercício e na fase da recuperação (após o treino ou a competição), para aumentar a capacidade para o exercício físico de endurance e prevenir as dores musculares intensas pós-exercício.

Pôr em prática: Tome 30g de hidratos de carbono/hora + 0,5 litros de bebida isotónica + 5g de aminoácidos misturados na bebida. Nota: é preferível tomar aminoácidos ou péptidos em vez de proteína inteira. A proteína inteira necessita de ser digerida. Os aminoácidos ou péptidos entram directamente para o sangue sem necessidade de digestão prévia."

Fonte: http://www.prozis.pt/

Abraço.

7 comentários:

EPNazaré disse...

Artigo muito interessante e muito útil. De facto, parece-me que muitos desportistas consomem produtos sem conhecerem efectivamente o que estão a consumir e sem identificarem todos os efeitos desses produtos. A oferta é imensa e a Internet um canal de vendas feroz. Há que procurar informação sobre os benefícios e contra-indicações desses produtos..

Pedro Alves disse...

Olá,

Deparei-me como o vosso blog e vi este post.... e não resisti!

O que esses moços não dizem é que a generalidade dos "atletas amadores" não necessitam de tomar suplementos para compensar os gastos energéticos articulares, etc... Até porque a maioria dos componentes da suplementos não é absorvida, a proteína disso um bom exemplo. Outro aspecto interessante é perceber os efeitos secundários da suplementação a médio prazo relativamente à sua composição. E neste aspecto estamos longe de perceber o caminho... até porque a industria da suplementos energéticos ainda não tem normas claras de rotulagem e certificação dos componentes.

Boas pedaladas,

César Coelho disse...

A verdade, é que eu tinha a mania da barrita e do gel. No entanto foi reduzindo as barras, trocando-as pela banana e quanto ao gel deixei-o de parte nos treino, transportando no entanto um, como SOS. A unica coisa que não dispenso é a adição do pó isotónico, usando no entanto cerca de metade da dose recomendada. Se faço bem ou não, não sei, o que sei é que não me tenho dado mal. Bom post, esse é sempre um bom assunto no nosso meio.
César BTTara

Marco Belo disse...

Acaba por ser algo expectável que um texto proveniente de um site que comercializa suplementos desportivos seja algo tendencioso.

A inclusão da opinião dos colaboradores da Prozis serviu apenas como forma de contextualizar a informação contida no texto transcrito.

Dou especial importância aos factos científicos que vêm mencionados no mesmo. Dou também, logicamente, o benefício da dúvida no que toca a uma eventual manipulação de informação
Na minha opinião também acho que os atletas ditos amadores não carecem de tamanha suplementação nutricional.

Pessoalmente, apenas utilizo a típica bebida isotónica que muitas vezes reduzo a dose tal como o César refere. Em alturas de maior cansaço físico tomo uns suplementos de magnésio adquiridos na farmácia com o objectivo de recuperar mais rapidamente, diminuir a probabilidade de aparecimento das dolorosas cãibras e aliviar a dor pós-treino.

Os hidratos de carbono referidos na texto eu reponho essencialmente com as massas e esses sim são extremamente importantes para qualquer atleta, seja amador ou profissional.

Obviamente que concordo com o Pedro quando ele refere que a regulamentação dos suplementos está muito mal encaminhada e que os efeitos nefastos a longo prazo são absolutamente desconhecidos. É melhor manter uma “distância de segurança”. =)

Abraços e obrigado pelas vossas opiniões!

Marco Belo.

Anthology disse...

Viva Marco

É realmente um post de muito interesse e valor.
É um assunto que, aos poucos, vou ganhando mais interesse em colher informações.

Aproveito também para desejar-te um grande 2010!

Se poderes, actualiza o link do meu blog, na tua lista.
Mudei-me para o wordpress e por isso o link passa a ser www.CheiroaTerraMolhada.WordPress.Com

Um abraço

Anónimo disse...

hello bonito post , adorei mesmo muito, penso que poderiamos fcar blog palls :) lol!
Tirando as brincadeiras o meu nome é Marco, e assim como tu escrevo na internet embora o fofo da minha página é muito diferente deste....
Eu desenvolvo páginas de poker que falam de bónus sem depósito sem teres de por o teu capital......
Apreciei imenso aquilo li aqui!

Anónimo disse...

Your insight view is usefule for our team. Thanks!