sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O btt, o turismo e a junção destes - o cicloturismo

Ora cá está a prova de que voltei aos treinos (aquela ali em baixo de óculos escuros e casaco vermelho sou eu :)) ).. Já com alguns quilómetros feitos a pedalar a verdade é que não tinha até então nenhuma foto que o comprovasse. Nem aliás uma testemunha tão credível e comprometedora…

Treinos ou simplesmente passeios em bicicleta..desporto, lazer ou turismo..

Não deixo de fazer aqui uma breve reflexão entre o lazer desportivo e o lazer turístico. De facto não é de hoje que o turismo e a bicicleta pedalam lada-a-lado, tendo surgido o termo “cicloturismo”. Não é mais do que aproveitar este saudável e sustentável meio de transporte para conhecer paisagens, destinos e sobretudo lugares que os ansiosos automobilistas (e aqui incluo os milhares de turistas que viajam de carro) jamais irão conhecer. São lugares pouco acessíveis ao automóvel e atractivos para quem gosta da natureza.
Não será de desprezar o facto de cada vez mais em Portugal, no seguimento do “trilho já percorrido” em França e Espanha que possuem uma alargada rede de percursos, as denominadas vias verdes, ciclovias ou ecovias (muitas destas resultantes da recuperação de linhas de caminho-de-ferro desactivadas) multiplicarem-se as “vias para as bicicletas”, como aquela que encontramos ao longo da Estrada Atlântica que liga São Pedro de Moel à Nazaré, ou a que se encontra em fase de execução na faixa litoral do Algarve ou mesmo a pioneira pista para bicicletas na cidade de Aveiro.

Bom, mas mais interessante que os circuitos ladeados por automóveis são os que se fazem nos campos e nas serras. Proponho a visita aos seguintes sites:
http://www.viasverdes.com/
http://www.ecoviasalgarve.org/
http://www.oevv-egwo.org/templates/home.php

Bom e podia dissertar aqui longas páginas sobre a importância do BTT ou do cicloturismo, desde as da saúde individual de cada um, ao bem-estar colectivo dos grupos de “Bttistas” e cicloturistas que o fazem em grupo por lazer e companheirismo, à promoção do desporto em Portugal, ao turismo, ao desenvolvimento dos lugares, à protecção ambiental e vigilância que estas pessoas inconscientemente fazem quando percorrem os trilhos dos campos, serras e florestas por este país fora..

O mais engraçado é que juntou-se aqui um adepto do BTT e uma adepta do turismo. Ora isto complementa-se bem!

Sem comentários: