segunda-feira, 29 de junho de 2009

[Rescaldo] 3H de Resistência Urbana - Leiria

No passado sábado participei pela primeira vez nas 3 horas de resistência urbana em Leiria.
O Clube BTT Juncal fez-se representar por 7 atletas, os que constam na foto em baixo.
O meu irmão (Pedro Belo) caiu logo na segunda volta de uma forma aparatosa ditando automaticamente o seu afastamento da prova. Apesar de não ter partido nada fez um traumatismo no ombro o que o irá impossibilitar de pegar numa bicicleta durante algum tempo.
As melhoras mano!
A prova em si foi fantástica, nunca tinha visto tanto público a assistir a uma prova. Isso deveu-se naturalmente ao contexto urbano onde ela estava inserida, pois regra geral muitas daquelas pessoas não se deslocariam para ver uma prova de BTT.

Continuo a achar que hoje em dia se paga a mais pelo que nos é oferecido, nesta prova pagou-se 20€ por um saco cheio de publicidade e uma garrafa de vinho que geralmente já é oferecida à organização. Em tempos de crise vou passar a filtrar ainda mais as provas em que irei participar e analisar de forma concreta o preço e as contrapartidas que são oferecidas.



O percurso tinha cerca de 5 km e 78 metros e em certas alturas a queda de precipitação tornou-o extremamente perigoso por se ter tonado deveras escorregadio.

Resta-me dizer que fiquei em 84º na classificação geral de 257 participantes.
E em 23º no escalão de elites de 51 participantes.
A minha melhor volta foi de 15:40:338.

Queria agradecer ao José Luís pelo apoio que me deu na troca de bidons e na entrega do transponder, muito obrigado bacano!
Agradeço também o incentivo do pessoal do Clube BTT Juncal, Peralta, Paulo Conceição, Lícinio e em especial ao Sica pelas palavras de apoio.

-Classificações.
-Classificações pormenorizadas.

Abraços e boas pedaladas, corridas e braçadas! ;)
MB.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"... o "dito cujo" completamente dormente!"

Já desde as 24 horas de Lisboa que andava com as mudanças a saltar e quando queria pedalar um pouco mais "pesado" havia qualquer dente que deixava escapar a corrente.

Julgava que fosse apenas uma questão de afinação e decidi ir hoje à btterra na bicicleta aproveitando por sua vez para pedalar mais um pouco.

Após algumas tentativas de afinação o problema persistia, fui aconselhado a trocar a cassete e a corrente pois estas já apresentavam algum desgaste.

A minha ideia seria naturalmente mandar vir estes componentes da Alemanha através do bike-discount, por exemplo. No entanto nunca estariam cá antes de sábado e a tempo das 3 horas de resistência. Procedeu-se à substituição dos componentes referidos e ficou a funcionar a 100%.

Ontem no treino que fiz aconteceu-me algo pela 1ª vez... fiquei com o "dito cujo" completamente dormente! Naturalmente assustado com o sucedido, sem qualquer hesitação aproveitei o facto de estar na loja para trocar o meu velho e agastado selim por um novo que não me provocasse dormência pois faço conta de dar a minha contribuição para a continuidade da espécie mais cedo ou mais tarde.

Comprei um Selle Italia em gel que me pareceu bastante confortável e bonito após avaliação no fim do regresso a casa
A volta em foi feita a um ritmo bastante bom, quando saí da btterra não voltei pelo caminho mais perto, segui em direcção a São Jorge, por estrada em direcção aos semáforos da Tremoceira e subi em direcção à Cruz da Légua seguindo depois pela estrada principal até ao segundo corte para o Juncal.
No fim ainda fui fazer esta subida por 3 vezes como que na tentativa de fazer umas séries ou coisa que o valha.

Contabilizei 33 kms em pouco mais de 1h25m com uma média de 21,2 kms.

Amanhã está combinada com o Bruno Faustino uma voltinha de descompressão pelos trilhos de Chiqueda e depois é só descanso até sábado.

Abraços e boas pedaladas, de preferência sem dormências! ;)
MB.

terça-feira, 23 de junho de 2009

"...mais uma prova se aproxima..."

E como mais uma prova se aproxima a passos largos tem de se treinar qualquer coisinha, nem que seja por descarga de consciência. É que sábado é a resistência nocturna urbana de Leiria. Fui ontem fazer a minha volta habitual à Nazaré e culminei com uma espécie de séries numa subida aqui perto de casa.
Foram cerca de 42 kms a um ritmo bem elevado com média de 22,8 e com tempo total de 1h:40m sempre acompanhado por boa música que ajuda a manter a cadência e a distrair a mente.

Amanhã há mais e depois, descanso absoluto. =)

Abraços e boas pedaladas.
MB.

terça-feira, 16 de junho de 2009

[Rescaldo] 24H de Lisboa - 2009

Esta foi a primeira participação de todos os elementos da equipa Clube BTT Juncal numa prova deste género. Fizeram parte da mesma o Bruno Mourato, o Licinio Santo, eu e o José Luís.
Chegámos ao Lisboa Camping na sexta, apesar da prova só começar no sábado achámos que ir no dia anterior seria menos stressante e teríamos assim uma possibilidade maior de escolha em relação ao sítio onde acampar.
Inicialmente começámos por fazer uma volta cada um, tendo em conta que estava bastante calor e pretendíamos assim provocar o menor desgaste possível a cada um. Durante a noite decidimos fazer duas voltas cada para que enquanto um estivesse em prova os restantes tivessem mais tempo para descansar e até dormir.
O percurso era bastante desafiante, com uma extensão de aproximadamente 13 kms, duas subidas de dificuldade física média/alta e três descidas em single-track de dificuldade técnica média alta.

De guardar e registar o convívio e camaradagem que todos nós vivemos, estamos todos habituados a participar em provas individualmente e é sempre enriquecedor saber como é trabalhar em equipa e promover a entre ajuda.
Relativamente à prova em si confesso que estava à espera de mais, sinceramente por 40€ julgo que o que nos é "oferecido" fica um pouco à quem do que deveria ser.
Não houve problemas de maior relativamente às máquinas, apenas dois furos para mim e outros dois para o José Luís.
Foi a nossa primeira vez num evento deste tipo como já tive oportunidade de referir. Consequentemente ocorreram uma série de situações que nos atrasaram devido a essa mesma inexperiência. Ainda assim, conseguimos obter o 26º lugar entre 89 equipas de 4 elementos em competição.

Queria aproveitar para felicitar o meu camarada 29er João Menezes pelo seu 15º lugar a solo! Parabéns João! =)

Abraços e boas pedaladas,
MB.