sábado, 5 de junho de 2010

Maratona de Idanha - o BTT e o Turismo na mesma pedalada

Olá!

Eu também fui à Maratona Internacional de Idanha-a-Nova… mas apenas ver. Ou melhor dar apoio psicológico a um atleta especial… se não fosse isso a classificação de Marco Belo teria sido bem pior. eheh

Foi a primeira vez que fui a um evento deste género e de alguma forma fui perceber um pouco sobre o impacte de uma Maratona de BTT, designadamente na perspectiva turística. Efectivamente muito se diz sobre os eventos e inclusive sobre os eventos desportivos e o impacto que estes têm na actividade turística do território onde se realizam. Com efeito, alguns deles pouco impacte têm, sobretudo aqueles de curta duração, outros têm um efeito muito positivo mas implicam também elevados investimentos (em infra-estruturas, promoção, etc.) mas outros, como esta Maratona, que trazem muitas centenas de participantes, vindos de lugares longínquos, geram dormidas nos hotéis, refeições nos estabelecimentos de restauração e outro tipo de consumo nos locais onde decorre o evento e por outro lado, não são elevados os custos da sua organização.

Na Maratona Internacional de Idanha-a-Nova fiquei alojada no Hotel Idanha Natura, a cerca de 9 Km do centro da cidade, os mais próximos estavam esgotados. Um colega do Marco teve de ficar alojado em Castelo Branco porque todos os hotéis estavam cheios! Isto sim é um evento com impacto positivo no território. Haverá efeitos menos bons, certamente, mas esses terão naturalmente de ser acautelados logo em fase de planeamento do evento.

Há dias, na Tertúlia “Eventos e Animação – que relação com o turismo?” que a EPNazaré (http://www.epnazare.eu/) realizou no Barra Bar, ouvíamos o Sr. Eduardo Amaral, da CM Porto de Mós dizer também que as iniciativas que acontecem ao nível do BTT em Porto de Mós, nomeadamente, no PNSAC, têm tido resultados no curto e médio prazo, com pessoas que voltam ao concelho para realizar percursos pedestres e participar noutras iniciativas. Daqui advém consequentemente efeitos positivos para a imagem de Porto de Mós e para a economia e gentes locais…

Voltando à Maratona de Idanha-a-Nova que serve de mote a esta breve reflexão..

E quantos atletas foram acompanhados por conjugues e filhos? Muitos, muitos mesmo... para estes, a organização preparou um percurso pedestre por Idanha e assim também estes puderam ocupar o tempo e conhecer o concelho. Outros optaram simplesmente por passear... E alguns decidiram ir mais cedo ou prolongar a estada para domingo para conhecer Idanha e a região envolvente.

Não tenho dúvidas que eventos como este são benéficos para os territórios que os promovem, para as gentes locais, empresas aí sedeadas. A realização deste evento dirigido a um nicho muito específico (mas cada vez maior) – praticantes de BTT – transforma atletas em turistas, e também às suas famílias que, tiveram na realização da prova de BTT, um motivo para sair de casa e fazer um fim-de-semana fora. Por outro lado, os hotéis registaram 100% de ocupação quando, doutra forma, estariam com os habituais 20% ou 30% de ocupação.

Não é de facto irrelevante a oferta de provas de BTT – os Raids, as provas, as 24 horas, as Maratonas, etc. – multiplicam-se por Portugal fora e põem de facto milhares de pessoas a fazer turismo e, note-se, em regiões que não são os habituais destinos de férias dos portugueses, em regiões que sendo apetecíveis para as provas de BTT, muitas vezes são marginalizadas pelos investidores no sector do turismo porque não reconhecem/valorizam nestas os seus recursos e atracções naturais.. Curioso não é?

A propósito, a Câmara Municipal de Porto de Mós promove no dia 19 de Junho, sábado, no Cine-teatro, um seminário sobre Turismo de Natureza onde serão discutidos o desporto nas áreas protegidas e o turismo.
http://www.municipio-portodemos.pt/UserFiles/File/Comunicacao/2010/ficha_de_inscriaoo_alterada.pdf

E muito mais podia escrever sobre este assunto… (mas o Marco está-me aqui a dizer por que é que eu não escrevo menos e mais vezes..isto assim fica maçador e ninguém lê!.. :( )

Termino apenas por dizer que de facto o cenário de centenas de bttistas a preparar as bicicletas para a partida é muito bonito e tornou Idanha-a-Nova mais colorida e dinâmica naquela manhã de sábado e a chegada dos atletas é também especial, o almoço e o convívio…Gostei especialmente e, note-se, captei a chegada do meu atleta preferido…viram?

Paula Dias

1 comentário:

Anónimo disse...

My husband expected I might like this website. It was thoroughly precise. This publish actually made my day. You can not picture simply how a lot time I had used up for this information! Thank you!

Before I go, allow me thank you for your understanding with my English as (I am certain you have become aware this at this moment ,), English is not my main tongue accordingly I am using Google Translate to form out what to record what I really mean to write .